O presente artigo escrito por Araújo (2023) e publicado pela revista Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem – REBENA, aborda os reflexos causados na aprendizagem dos estudantes no ensino fundamental no período da pandemia covid-19, examinando a relação entre o status socioeconômico e o aprendizado on-line urgente dos alunos durante o bloqueio do COVID-19. O estudo investiga o impacto da acessibilidade no desempenho dos alunos no ensino a distância. Visto que muitos países ao redor do mundo voltaram-se para o ensino remoto como meio de dar continuidade ao ensino, utilizando de diversas ferramentas tecnológicas, apresentando enormes desafios aos sistemas educacionais e sociais que precisam ser enfrentados, sendo esses desafios lições que oferecem o potencial para repensar o propósito da educação e seu papel na preservação da vida e da dignidade humana, para que ninguém seja deixado para trás.

ARAÚJO, Edileuza Ferreira de . Pandemia da COVID-19, seus reflexos no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. Rebena – Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 283–292, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/93. Acesso em: 22 abr. 2023.